Almanaque do Coach

O que é Coach?


No meu entendimento sobre o tema, fica claro de que Coaching significa mais do que tudo – movimento.

Coaching é um processo, com recursos de metodologias e ferramentas combinadas, para impulsionar uma pessoa a sair de sua zona de conforto e perceber a si mesma verdadeiramente.
 

Esse procedimento possui como premissa aumentar o desempenho do sujeito e ampliar positivamente seu campo de ações – sejam estes no âmbito pessoal ou profissional.

Durante o processo ocorre um vasto questionamento por parte do treinador

 

Coach e uma entrega permissiva do Coachee a fim de que se consigam dados pertinentes aos trabalhos propostos.

Para que os recursos e técnicas do Coaching possam ser aplicados e replicados com sucesso deverá existir uma intensa coesão e empatia entre as partes contratadas. É ideal, da mesma forma, ficar bem claro qual a intenção, meta, desejo ou sonhos do Coachee e como elas poderão se tornar realizáveis. Portanto a clareza no foco é fundamental para a conquista de resultados, no período previamente determinado entre os implicados.

O Coaching se baseia em um processo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional, bastante variado, de uma pessoa para a outra. A resposta às demandas particulares, auxilia no equilíbrio de metas, produzindo resultados desejados.

O sistema Coaching de autoconhecimento é cotado na aceleração da conquista de alvos definidos, potencializando positividade nos resultados. A norma é processada através de confiança, conhecimento sobre a pessoa do cliente, encorajamento, motivação, apoio, acompanhamento e planos de ação.

Enfim, Coaching é uma cultura de vida. Um processo promovendo ações conjuntas e utilizando ferramentas necessárias para que o indivíduo obtenha o seu melhor desempenho num espaço de tempo previamente definido entre o Coach o o Coachee.

“ - Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (Coach) ajuda o seu cliente (Coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

O conceito de Coaching surgiu por volta de 1830 na universidade britânica de Oxford para definir um tutor particular, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores.

A palavra Coaching vem da palavra inglesa Coach e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

O termo Coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches.

O trabalho de Coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente/empresa e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido” (https://www.significados.com.br/coaching/).


Basicamente as performances desenvolvidas de Coaching são divididas em Live Coaching, Personal Coaching e Executive e Business Coaching. No entanto essa divisão poderá ter várias ramificações.

Coaching Pessoal e Coaching de Vida são modalidades semelhantes de Coaching, onde um profissional opera unido ao seu cliente.

Coaching Profissional está relacionado com o ambiente corporativo, desenvolvimento e gestão de profissionais em cargos de liderança como também crescimento de empresas.

 

Saiba mais aqui.

Almanaque do Coach: