Artigos

3 Dicas que diferenciam os Grandes Líderes (por Renato Rocca)

Estes são alguns assuntos de prioridade na maioria das organizações atualmente.

Executivos buscam as melhores soluções para implementar sistemas e metodologias que otimizam, transformam e tragam soluções de médio a longo prazo para estes temas, mas muitos se esquecem do principal fator para assegurar o sucesso durante este período de mudança: O Líder.

Vamos utilizar o exemplo fictício de uma grande organização que tem como meta para 2018 implementar em sua cultura valores de Diversidade e mudança nas Avaliações de Performance. Ambos são temas vistos como prioridade e que trazem diversos benefícios para a organização.

Por mais que o projeto seja impecável e o modelo seja aceito de forma completa por toda a empresa, ainda assim haverá equipes que não entregam como o desejado.

A explicação para a diferença de resultado entre duas equipes pares, que estão inseridas em uma cultura única dentro de uma organização é o Engajamento.

A Gallup comprova que 70% da variação do engajamento dos funcionários estão atrelados ao gestor. Estar engajado é ser mais produtivo, trabalhar com paixão e superar expectativas. Pessoas não deixam organizações e sim os seus gestores. E é por isso que empresas devem continuamente capacitar a sua Liderança.

Mas afinal, o que diferencia um Grande Líder ? (Aqueles que engajam e entregam mais que seus pares nas mesmas condições de cultura, ambiente e regionalidade).

A Gallup identificou que existem 3 pontos cruciais que são abordados por eles. Talentos (Pontos Fortes), Engajamento e Resultados (performance). Para isso, separei 3 perguntas que foram extraídas de uma palestra de Marcus Buckingham (Competitive Advantage)* e compartilho com vocês as minhas dicas de como colocar isso em prática:

Quais são os talentos da minha equipe ?

Identificar os talentos únicos de seus funcionários é primordial para que todos desempenhem o seu máximo, quando são capazes de utilizar seus Pontos Fortes para alcançar a almejável Excelência. A Gallup comprova que equipes pares que utilizam seus talentos todos os dias comparadas com aqueles que não os conhecem, são 8.9% mais produtivas em seus trabalhos. O Assessment do CliftonStrengths** identifica quais são as áreas de talento que devem ser exploradas pelos seus funcionários darem o melhor de si todos os dias. Existem diversos Assessments comportamentais que também podem ser utilizados. O mais importante é você ter o conhecimento necessário para explorar estas oportunidades todos os dias.

No que eles estão trabalhando agora ?

Não estou falando de metas que são traçadas no começo e cobradas ao longo do ano. Quero saber do seu dia a dia. Pare e converse com cada um de seus funcionários. Veja no que eles estão trabalhando e como estão utilizando seu tempo hoje. Faça questão de incluí-los na formação de suas metas e em como ele poderá atuar melhor todos os dias. Seja um Líder, um Coach, não apenas um chefe que delega ordens e cobre resultados uma ou duas vezes ao ano.

Como seus funcionários estão se sentindo agora ?

Existem diversos meios de você engajar seus funcionários, mas lembre-se: Isso parte do você e nem sempre da Organização. Cada um sabe o que é melhor para a sua equipe e mais do que isso, planos de ação devem ser únicos e focados para cada funcionário. Entenda e preocupe-se com cada um deles. Crie um ambiente engajado dando autonomia e reconhecimento para todos da sua equipe. Faça da interação de sua equipe uma verdadeira experiência.

Gestores são a chave das organizações. Aqueles que unem, desenvolvem, criam ambientes engajados, alinham o propósito da empresa com o seu trabalho, energizam e reconhecem suas equipes.

E você ? Como líder ou funcionário, já vivenciou essas algumas vez essas 3 abordagens ?

Gostaria muito de ler a sua opinião!

*Marcus Buckingham - Competitive Advantage: https://www.youtube.com/watch?v=QOD75fLIW8k&t=98s

**CliftonStrengths: https://www.gallupstrengthscenter.com/Home/pt-BR/Index/

Gallup Performance Management: http://workplace.gallup.com/215393/gallup-performance-management-process-redesign.aspx

Renato Rocca é Consultor de Desenvolvimento de Negócios da Gallup e responsável por trazer o programa de liderança - High-Performance Management (in company and open enrollment) - para o Brasil.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/3-dicas-que-diferenciam-os-grandes-l%C3%ADderes-renato-rocca/?published=t

 

Confira também:

Os benefícios do coaching durante transições da carreira e da vida

Quem eu sou? A Importância dos pontos fortes, dos talentos, das habilidades e das virtudes

Veja como o coaching pode ajudar você a se destacar no trabalho